terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Por que não consigo emagrecer?





         
     A receita inicial parece simples: você vai ao médico e faz exames; procura um nutricionista e ele te passa uma dieta; se inscreve na academia e começa suas atividades físicas. Porém, no final das contas você não consegue o que parecia tão óbvio: emagrecer.
     Parece que existem muito mais coisas envolvidas no processo de perda de peso do que simplesmente seguir uma cartilha indicada por um profissional de saúde ou de educação física. Há que se pensar na importância do equilíbrio emocional em todas essas etapas e principalmente na motivação para manter o foco.
      Não dá para não refletir sobre o que torna o processo de emagrecimento tão difícil e frustrante. Devem-se levar em consideração os momentos de desânimo, preguiça, estresse no trabalho, problemas pessoais e até mesmo convites para sair com os amigos, regados a bebida e comida. Por que não pensar em um Planejamento Estratégico para Emagrecer? Por que não se preparar antes de começar o projeto?
        Nesse ponto o processo terapêutico é importante. Não somente nas ações de planejamento e estratégia, mas também na descoberta de possíveis sabotadores internos que podem estar escondidos em uma baixa autoestima, depressão, ansiedade, problemas de relacionamento e outros. Olhando para essas situações e havendo disponibilidade emocional para lidar com elas o processo de perda de peso pode se tornar mais leve e menos distante de ser alcançado.


Cíntia Torres R. Magacho
Psicóloga e Arteterapeuta
98747-3623


Um comentário:

  1. Olá Cintia gostei muito do que voce falou, tenho 2 filhas e 20 anos, luto para emagrecer depois de 2 gravidez seguidas, tenho baixa autoestima, gostaria de marcar um horario com vc mas moro em campo grande ms. O que eu faco! me ajude por favor.
    carol

    carol_carneiro18@hotmail.com

    ResponderExcluir

Tipos de Atendimento