segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Você sente "Angústia de Fim de Ano"?









As festas do fim do ano se aproximam e você não consegue ver graça nenhuma em enfrentar os shoppings lotados para comprar presentes, participar de vários grupos de amigo oculto e ainda ter que se lidar com as questões familiares que se afloram nessa época do ano?

 Saiba que você não é o único.

As comemorações do Natal e do Reveillon trazem um sentimento que muitos relatam como “Angústia de Fim de Ano”. É uma sensação de mal estar, de mau humor e até mesmo de obrigação em se sentir feliz.

Muitas pessoas não suportam esse momento justamente porque ele representa o fechamento de um ciclo, onde fatalmente ocorre uma reflexão sobre tudo o que aconteceu durante o ano, incluindo as perdas e os ganhos.

Essa é também uma época onde a família e parentes distantes costumam se reunir e por isso os conflitos começam a acontecer antes mesmo da ceia de Natal, exigindo um esforço a mais para lidar com essas questões.

Com o discurso da mídia e do consumo sobre todos estarem ao redor de uma mesa cheia de comida e bebida, trocando presentes e falando sobre seus projetos de vida, algumas pessoas se sentem sufocadas e até mesmo pressionadas em passar uma imagem de felicidade.

Se você se sente assim, procure as resposta em si mesmo. Reflita sobre suas emoções, sobre seus projetos de vida: trabalho, família, estudo... Muitas vezes uma frustração em não conseguir algo que foi planejando para o ano pode ser a fonte para essa angústia. O importante é buscar respostas e conseguir reverter esse sentimento negativo em ações que possibilitem uma melhor qualidade de vida, não apenas durante essas festas, mas durante todo o ciclo do ano.

Cíntia T. Rodrigues Magacho
Psicóloga

CRP 05/30292

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento