quinta-feira, 23 de junho de 2016

O que é Arteterapia







Antes de mais nada quero deixar claro que a Arteterapia é uma profissão, registrada na Classificação Brasileira de Ocupação (COB 2263-10).
Entende-se que o potencial criativo nas atividades ligadas à arte é imenso e por isso pode ser utilizado de forma terapêutica. Lidar com materiais expressivos (como tinta, argila, massinha, fantoches, corte e colagem e tantos outros) e passar pelo processo de criação e produção é uma maneira de lidar com sentimentos e pensamentos, que muitas das vezes nem é entendido pela pessoa.
A Arteterapia não visa a estética e não se preocupa com a beleza das criações e produções. O que importa é a maneira como se experimenta cada material, bem como as imagens que poderão surgir em cada momento criativo.
Muitas pessoas não conseguem expressar o que sentem ou pensam com palavras e a Arteterapia pode ser muito útil nessas situações, dando a possibilidade de uma nova forma de expressão: desenho, pintura, construção de personagens...
Os arteterapeutas podem trabalhar com diversos públicos (crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias) e em diversos locais: ateliês, escolas, empresas, programas comunitários, entre outros. Como referencial teórico, temos como base a Psicologia Analítica, de C. G. Jung, que muito utiliza os símbolos e as imagens para desvendar aspectos do inconsciente.


Cíntia T. R. Magacho

Psicóloga e Arteterapeuta

98747-3623

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento