quinta-feira, 14 de março de 2013

Onde Mora a Ansiedade?



                                                    






Todos nós temos uma história, um passado que já vivenciamos e nos proporcionou experiências e vivências em relação a várias situações. Também queremos sempre alcançar metas e objetivos futuros, que são as peças fundamentais na motivação para continuar seguindo em frente.  E o presente é o que fazemos, sentimos e pensamos hoje. É o momento da decisão, da ação ou da omissão. E nesse momento não há certezas nem verdades. Tudo isso só será verificado e validado em um momento seguinte.

Esse momento de dúvidas e incertezas me parece uma ótima moradia para a ansiedade. Fisicamente falando a ansiedade é um estado de alerta, no qual o organismo reage ao meio para se livrar de uma ameaça. Os sintomas mais comuns são: palpitação, sudorese, falta de ar, dor de cabeça, dentre outros.

Falando em ameaça, o que ela seria senão a falta de certeza e a falta de controle?

Esses dois sentimentos, a certeza e o controle, nos fazem ter mais segurança e firmeza para tomar decisões e atitudes perante a vida. Mas, na maioria das vezes, eles não estarão lá e em muitas situações acabam sendo substituídos pela angústia e ansiedade.

Em determinadas doses, a ansiedade é até considerada positiva, pelo estado de alerta e ligeira tensão, considerados essenciais para a sobrevivência. Mas é importante identificar quando há prejuízos, como distúrbios no sono, na alimentação, problemas de relacionamento, gastrites, dores de cabeça e outros.

O processo terapêutico é excelente para identificar e tratar esses prejuízos, que a longo prazo podem causar sérios danos, tanto físicos quanto emocionais. Além disso, na terapia é possível aprender técnicas para lidar com o estresse e a ansiedade.


Cíntia T.Rodrigues Magacho
Psicóloga- CRP 05/30292

Av. das Américas, 700- bloco 01/244
Cittá Office- Barra da Tijuca- Rio de Janeiro
8747-3623
cintia@magacho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento