quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Enfrentando a Depressão









Quem nunca sentiu uma tristeza profunda? Quem nunca passou por um sentimento de dor na alma ou no coração? Mas é preciso esclarecer que existem níveis da depressão: leve, moderada e grave.
Na depressão leve a pessoa consegue manter um ritmo de vida normal, ou seja, consegue trabalhar, estudar, realizar atividades do dia-a-dia mesmo sentindo uma ponta de insatisfação ou uma tristeza escondida.
Na depressão moderada a pessoa começa a apresentar alguns sintomas típicos, como: irritabilidade, cansaço excessivo, choro descontrolado, alterações no sono e na alimentação, dificuldade de concentração, pessimismo, perda do interesse sexual, desesperança e outros.
Na depressão grave o prejuízo é mais perceptível pelo fato da pessoa não conseguir manter um ritmo de vida natural. Muitas vezes ela se isola, passa dias dormindo ou sem dormir, não sai de casa, não trabalha, não possui atividades, ou seja, sua vida fica paralisada pelo humor deprimido.
A boa notícia é que a depressão possui tratamento. Há saída para quem se encontra imerso em uma crise de solidão, tristeza, amargura, raiva e dor. Durante o processo terapêutico, a pessoa começa a olhar para si mesmo, para a sua realidade e aos poucos vai recuperando a vontade de viver. Os objetivos do tratamento psicológico, entre outros, são:
·         Dar suporte emocional ao paciente deprimido
·  Auxiliar na busca pela recuperação de uma vida mais equilibrada e saudável
·     Reverter situações de prejuízo social, familiar, profissional... em situações de potência e produtividade
·         Recuperar a autoestima e autoconfiança


Cíntia Magacho
Psicóloga Clínica (CRP 05/30292)
98747-3623





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento