segunda-feira, 31 de março de 2014

Transtorno Afetivo Bipolar: A roda gigante do humor




O Transtorno Afetivo Bipolar é a alteração entre dois polos de humor: a depressão e a euforia. Como numa roda gigante de sentimentos as emoções variam muito. Em determinadas situações a pessoa tem todos os sintomas da depressão: baixa autoestima, cansaço, tristeza, perda da capacidade mental e física, solidão. Em outros momentos o sentimento muda para um excesso de euforia, caracterizado pela elevação da autoestima, sentimento de grandeza e potencial para realizar qualquer coisa. Ocorre também aumento do interesse sexual e diminuição da necessidade de sono.

Na grande maioria dos casos, os prejuízos mais significativos que um bipolar possui está associada aos relacionamentos familiares, profissionais e interpessoais. A alteração frequente do humor causa conflitos, brigas, demissões, mudança de objetivos...

O diagnóstico do Transtorno Bipolar deve ser feito por profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras, que utilizam as ferramentas clínicas adequadas para a realização de uma decisão acertada.

A partir do diagnóstico deve ser iniciado um plano de tratamento, normalmente baseado na interação entre medicação e psicoterapia. A associação entre as diferentes técnicas, a medicamentosa e a psicoterapêutica, resultam em grande sucesso. O objetivo final é estabilizar o humor da pessoa que sofre com esse transtorno para que ela consiga voltar a ter uma vida equilibrada e saudável.

            A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem mostrado grandes conquistas no tratamento do Transtorno Bipolar, devido ao fato de ser focada o objetiva. As técnicas e ferramentas utilizadas por essa vertente clínica ajudam a pessoa a reencontrar seus objetivos, focar nas atividades que precisa realizar e a buscar o equilíbrio tão necessário para estabilizar a roda gigante do humor.


Cíntia Torres R. Magacho
Psicóloga
CRP 05/30292
(21) 98747-3623
cintia@magacho.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento