segunda-feira, 5 de maio de 2014

Como controlar a ansiedade


POR QUE O TEMPO NÃO PASSA?
COMO LIDAR COM A ANSIEDADE

Penso na ansiedade como um hiato, como um buraco que existe entre o presente e o futuro. Quando estamos ansiosos não nos damos conta de que é necessário percorrer um caminho para sair de onde estamos  até chegar aonde queremos. Parece simples, mas para quem está com o nível de ansiedade muito alto não é tão fácil enfrentar as incertezas desse caminho.

O excesso de ansiedade gera medo, incerteza e insegurança, que muitas vezes impedem a pessoa de seguir os planos traçados. É como uma barreira que não deixa as ações serem colocadas em prática, mas ao mesmo tempo ela se sente mal por não estar fazendo nada em prol de seus objetivos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), muito usada para tratamento da ansiedade, possui algumas técnicas práticas que ajudam no cotidiano de uma pessoa ansiosa:
1-   Traçar objetivos a curto, médio e longo prazo;
2-  Fazer um planejamento das ações que devem ser realizadas para alcançar os resultados;
3-   Fazer uma lista de ações e dar a ela critérios de prioridade;

No momento de execução das atividades planejadas, a TCC também é muito útil ao ensinar algumas técnicas de relaxamento através de exercícios de respiração para reduzir o nível de ansiedade.

Paralelamente às questões práticas, o processo terapêutico também tem o objetivo fortalecer a autoestima e a autoconfiança, que são sentimentos essenciais para provocar uma mudança na forma de lidar com a ansiedade.

Cíntia Magacho
Psicóloga

CRP 05/30292

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento