terça-feira, 27 de maio de 2014

Conflitos no Trabalho

          




         


               Um ambiente de trabalho tranquilo, com boa comunicação entre as equipes e bom relacionamento com colegas, líderes e liderados é algo que todos desejam. O fato é que as coisas nem sempre são assim. Os conflitos podem surgir por várias causas: dificuldades no relacionamento, ideias ou objetivos divergentes, baixa tolerância, falta de empatia, problemas pessoais, falta de motivação...
            O primeiro passo é identificar as questões que precisam ser resolvidas. Reflita sobre como se sente no seu ambiente de trabalho, como é o relacionamento com as pessoas ao seu redor, como está o seu humor na maior parte do tempo e principalmente se você gosta do que faz.
            Em um segundo momento avalie as possibilidades de resolução desses conflitos. Se a questão central for o relacionamento com as pessoas, pense sobre suas atitudes e se há certos comportamentos que podem ser modificados em prol de uma melhor comunicação. A assertividade (capacidade de falar o que pensa e sente de forma equilibrada) pode ser uma importante aliada.
            Outros conflitos, como: pensamentos diferentes, baixa tolerância e falta de empatia também podem ser minimizados através da comunicação e do controle emocional. Antes de entrar em uma reunião pense nos pontos principais a serem discutidos e mantenha a calma para falar sobre seus direitos e deveres.  Reflita também sobre propostas que você pode fazer para negociar alguns conflitos, ou seja, tenha flexibilidade para encontrar equilíbrio entre ceder em alguns momentos e se manter firme em outros.


Contudo, se você chegar à conclusão de que não se sente bem ou não se identifica com as atividades que realiza, é preciso uma reflexão mais aprofundada para solucionar esse conflito. Verifique a possibilidade de buscar outras atividades que mais se encaixam em seu perfil profissional ou mesmo outras empresas que atuam de forma mais compatível com seus ideais. Nesse momento é fundamental um planejamento, pois a mudança de emprego ou mesmo de carreira é bastante delicada e requer cuidado para não haver prejuízos de nenhuma ordem.

Cíntia Torres R. Magacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento