terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Sódio e a Hipertensão

Hoje convido a psicóloga Elaine Viola para nos dar algumas dicas sobre como o excesso de sal pode afetar nossa saúde física e mental.



                                 COMO CONTROLAR O SÓDIO NOS ALIMENTOS


Você, que é hipertenso, costuma ler a quantidade de sódio por porção nos rótulos dos alimentos?
Se não, comece agora. O sódio atua para equilibrar o ritmo cardíaco, e por isso mesmo o seu excesso é perigoso. Saiba que, embora predominante no sal de cozinha, ele está presente também em ingredientes não salgados, como conservantes, adoçantes, fermentos e realçadores de sabor.
Especialistas do Grupo de Treinamento em Saúde para Hipertensos, na Ergo & Plus Qualidade de Vida, aconselham e ajudam pessoas a sistematizarem um consumo de sódio de até 1.500 mg .por dia, como uma das medidas para manter a pressão sob controle. Siga algumas dicas do nosso grupo, e você vai ver que é mais fácil do que pensa:

- 1.500 mg. por dia, ou uma grama e meia, equivalem a um “cisquinho”. Logo, a primeira medida é: tirar o saleiro da mesa!
- Para não viver somando, use a regra: produtos que contenham mais de 200 mg. por porção são exceções na sua dieta.
- Use sal “batizado” na sua cozinha: misture alho e cebola em pó, cheiro verde desidratado, uma pitadinha de sal light, e ponha no seu saleiro.   

Peça ao seu médico para incluir a dosagem de sódio no seu exame de sangue, e acompanhe os efeitos da sua nova dieta. E se concluir que o seu problema é “força de vontade” para mudar, procure nosso Grupo de Treinamento em Saúde para Hipertensos.  Somos certificados em metodologia usada nos hospitais norte americanos, e podemos ajudar você a controlar a ansiedade e dominar as “tentações”. Junte-se a nós para experimentar novas receitas e novos programas, condizentes com o estilo de vida de quem pode ser “doze por oito”. 

Elaine Viola
Diretora da Ergo & Plus Qualidade de Vida
www.ergoeplus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento