sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Por que não consigo parar de fumar?











Parar de fumar é uma decisão importante e requer um planejamento adequado para que as ações feitas sejam efetivas e eficazes. O conhecimento sobre a dependência do tabaco, a síndrome de abstinência e outras informações específicas sobre essa droga são muito importantes para o sucesso deste tratamento.
A motivação é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes em todo o processo de parar de fumar. Como em qualquer movimento de mudança, a motivação é a base que sustenta a pessoa para a mudança do comportamento e para a aquisição de novos hábitos.
É interessante entender que existem vários níveis de motivação e que para cada um deles há uma forma diferente de trabalho no processo de tratamento. A identificação desses estágios motivacionais reduzem as possibilidades de tentativas frustradas e de recaídas.
Um dos sentimentos mais comuns para quem deseja parar de fumar é a ambivalência. De uma forma geral, a pessoa ambivalente consegue entender os malefícios do cigarro e tem consciência de que é importante é parar de fumar, mas ao mesmo tempo ela gosta e se sente bem ao fumar.
Esse sentimento é bastante trabalhado no processo terapêutico, de modo que o fumante consiga contemplar o lado bom e o lado ruim de fumar. Colocando os prós e os contras na balança e tendo outras ações propostas no tratamento, a pessoa consegue identificar suas motivações para conseguir seus objetivos.

Também é muito importante falar sobre os mitos que envolvem os medicamentos, adesivos e chicletes recomendados para o tratamento do tabagismo. Como eles devem ser usados, quais os riscos e de que maneira podem ajudar na síndrome de abstinência? Essas questões são tratadas ao longo do tratamento.


O processo terapêutico é feito por uma equipe especializada e ocorre uma vez por semana e dura em média 6 meses. Pode ser feito em grupo ou individualmente. Marque uma consulta com nossos especialistas e entenda melhor como funciona este tratamento.


Cíntia T. Rodrigues Magacho
Psicóloga Clínica CRP 05/30292
cintia@magacho.com
21-8747-3623

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de Atendimento